BLOG

cabeclho

Pesquisa de satisfação do cliente, sua escola faz?

Pesquisa de satisfação do cliente, sua escola faz?

satisfação dos clientes deve ser uma prioridade em qualquer negócio. As experiências vivenciadas pelos clientes impactam neles próprios e, também, influenciam outras pessoas. Cada vez mais a opinião do cliente tem que ser levada em consideração para que a empresa entenda as demandas e melhore.

Para a escola, isso não é diferente. É importante ouvir pais e alunos para entender as necessidades imediatas e priorizar ações para resolvê-las.

A educação é um grande investimento familiar e são muitas as expectativas por parte dos alunos e dos responsáveis, razão pela qual a escola precisa conhecer essas expectativas e saber o quão perto ou longe está de atingi-las.

Por que é necessário fazer a pesquisa de satisfação escolar?

Listamos aqui alguns pontos importantes:

  • Ajuda na retenção escolar

Se os alunos ou seus responsáveis estão insatisfeitos, as chances de acontecer a evasão escolar são grandes. A escola precisa saber e entender as insatisfações para buscar melhorias. A pesquisa de satisfação é uma grande aliada.

  • Recursos humanos

Através da pesquisa de satisfação podemos entender melhor as relações da comunidade escolar, alunos, professores, inspetores e toda a escola. A pesquisa de satisfação pode ser uma grande aliada para acompanhar o que acontece na escola.

  • Melhorias

Busque por melhorias sempre, seja no atendimento, no acolhimento, na infraestrutura, no ensino, etc. A pesquisa pode ajudar a direcionar qual setor precisa ser priorizado e assim otimizar seu investimento.

  • Engajamento dos responsáveis

É fundamental ouvir os responsáveis para que eles se sintam parte da comunidade escolar e fortaleçam a relação com a escola. Essa proximidade favorece a retenção escolar. Os responsáveis precisam se sentir parte do processo.

O que é a pesquisa de satisfação escolar?

É um questionário que tem como objetivo obter as impressões de alunos e responsáveis sobre a qualidade da escola. Vários parâmetros podem ser avaliados juntos ou separados, dependendo do que a escola objetiva saber naquela pesquisa.

Como fazer a pesquisa?

A seguir passo a passo para implementar de maneira simples e descomplicada.

O que será avaliado:

Quais são os aspectos da escola que você quer avaliar por meio da pesquisa de satisfação?

‍Corpo docente;

Qualidade do ensino;

Infraestrutura;

Ferramentas tecnológicas;

Modelos de avaliação;

Atendimento aos responsáveis;

Entre outros.

Crie o questionário

Com a definição dos tópicos a serem abordados, é o momento de criar as perguntas. As perguntas podem ser múltipla escolha ou respostas em aberto.

‍As perguntas devem ser simples e bem objetivas.

Escolher respostas simples para as perguntas ajuda na análise dos resultados.

‍‍Você conhece a NPS (Net Promoter Score), uma das métricas mais utilizadas para avaliar a satisfação de clientes? A NPS é o resultado obtido pela famosa pergunta: “De 0 a 10, o quanto você indicaria nossa empresa para amigos e familiares?“.

Você pode incluir essa pergunta e assim poderá calcular a NPS da escola, bem como entender o nível de satisfação dos seus clientes.

Escolha o canal

Escolha o canal mais acessível, isso facilita e atrai mais pessoas a participar da pesquisa.

Compartilhe o link por WhatsApp, e-mail ou o canal de comunicação presente na escola. Escreva uma mensagem curta sobre como funcionará a pesquisa, prazo para resposta e não se esqueça de agradecer a participação.

‍Outro ponto a considerar é se a pesquisa será anônima ou não. Na pesquisa anônima o entrevistado se sente mais à vontade para responder.

‍Dê preferência por ferramentas simples e intuitivas, como o Google Forms.

E os resultados

O propósito da pesquisa é ajudar a enxergar os problemas e direcionar as mudanças de forma mais assertiva para os objetivos propostos.

De nada adianta uma pesquisa onde os resultados não sejam transformados em  mudanças. Crie um plano de ação e coloque em prática.

‍A pesquisa de satisfação escolar é uma prática muito indicada para escolas e deve ser aplicada com frequência e fazer parte da cultura da escola.

Agora é sua vez, coloque em prática!

Artigos Relacionados

Faça sua carteira digital

Fale Conosco

atendente
Telefone
(21) 2234-2131
Whatsapp
(21) 96019-4164
E-mail
atendimento@villasboasseguros.com.br