O planejamento para o próximo ano é uma ação importante na busca de melhores resultados.
O segundo semestre começou, hora de começar a pensar no ano que está chegando.
O que melhorar? Como captar mais alunos? O que não funcionou? O que funcionou?
Dentre algumas possibilidades estratégicas no planejamento, buscar parcerias comerciais pode funcionar como um apoio onde todas as partes envolvidas se beneficiam. Com parcerias, a escola pode aumentar a quantidade de diferenciais em comparação com outras escolas concorrentes, aumentar receita e fidelizar seu cliente.
Existem vários tipos de parcerias, que vão desde a concessão de desconto, ceder o espaço da escola para atividades complementares, serviços que tragam benefícios extra aos responsáveis, entre outras.
Essas parcerias variam de acordo com cada negócio e sua necessidade. Não esqueça de considerar a demanda do seu público e seus concorrentes.
VEJA DICAS PARA UMA PARCERIA DE SUCESSO:
1 – Identificar as necessidades da escola e do seu público:
Esse é um ponto chave. Você precisa conhecer o seu público. Através de pesquisas e enquetes com os responsáveis, alunos e colaboradores, de forma muito simples, é possível entender e conhecer mais seu cliente. Hoje várias ferramentas podem ser usadas com essa finalidade, as enquetes em redes sociais, pesquisas em formulários Google, entre outras. Conhecer seu público é importante para ser mais assertivo nas ações da sua escola.
2- Estabeleça a parceria:
Sempre procure parceiros que tragam credibilidade e reconhecimento. Lembre-se: o responsável precisa ter benefício claro, afinal ele é o centro do seu negócio.
3- Comunicação com a equipe:
Equipe bem informada e treinada fortalece a parceria. A comunicação interna é fundamental.
4- Divulgação para os responsáveis:
Sem divulgação uma boa ideia não sai do lugar. Use os meios de comunicação disponíveis: divulgação na própria escola, redes sociais, e-mail, agenda digital, enfim use e abuse na hora da divulgação.
5- Acompanhamento e manutenção:
O acompanhamento dos resultados é imprescindível. Avaliar a satisfação dos responsáveis, o retorno financeiro para escola e o impacto da parceria para sua escola. Qualquer ação que façamos em nosso negócio precisa ser medida e avaliada. O empenho e esforço precisam estar canalizados para ações com bons resultados. Conhecendo os resultados, o momento de planejamento é ideal para rever as metas e condições da parceria. Ajustar alguns pontos e avaliar melhorias são importantes.
Na hora de avaliar as inovações para o próximo ano, é fundamental que toda ação esteja alinhada com a necessidade do negócio, expectativa do público-alvo e colaboradores. Ouvir e conhecer cada vez mais a comunidade escolar, avaliar e medir os resultados e ter uma comunicação eficiente são pilares importantes para alcançar a meta desejada.
Boa sorte e mãos à obra!