Conteúdos e materiais
A satisfação dos clientes deve ser uma prioridade em qualquer negócio. As experiências vivenciadas pelos clientes impactam neles próprios e, também, influenciam outras pessoas. Cada vez mais a opinião do cliente tem que ser levada em consideração para que a empresa entenda as demandas e melhore.
Para a escola, isso não é diferente. É importante ouvir pais e alunos para entender as necessidades imediatas e priorizar ações para resolvê-las.
A educação é um grande investimento familiar e são muitas as expectativas por parte dos alunos e dos responsáveis, razão pela qual a escola precisa conhecer essas expectativas e saber o quão perto ou longe está de atingi-las.
Ajuda na retenção escolar
Se os alunos ou seus responsáveis estão insatisfeitos, as chances de acontecer a evasão escolar são grandes. A escola precisa saber e entender as insatisfações para buscar melhorias. A pesquisa de satisfação é uma grande aliada.
Recursos humanos
Através da pesquisa de satisfação podemos entender melhor as relações da comunidade escolar, alunos, professores, inspetores e toda a escola. A pesquisa de satisfação pode ser uma grande aliada para acompanhar o que acontece na escola.
Melhorias
Busque por melhorias sempre, seja no atendimento, no acolhimento, na infraestrutura, no ensino, etc. A pesquisa pode ajudar a direcionar qual setor precisa ser priorizado e assim otimizar seu investimento.
Engajamento dos responsáveis
É fundamental ouvir os responsáveis para que eles se sintam parte da comunidade escolar e fortaleçam a relação com a escola. Essa proximidade favorece a retenção escolar. Os responsáveis precisam se sentir parte do processo.
O que é a pesquisa de satisfação escolar?
É um questionário que tem como objetivo obter as impressões de alunos e responsáveis sobre a qualidade da escola. Vários parâmetros podem ser avaliados juntos ou separados, dependendo do que a escola objetiva saber naquela pesquisa.
A seguir passo a passo para implementar de maneira simples e descomplicada.
O que será avaliado:
Quais são os aspectos da escola que você quer avaliar por meio da pesquisa de satisfação?
Corpo docente;
Qualidade do ensino;
Infraestrutura;
Ferramentas tecnológicas;
Modelos de avaliação;
Atendimento aos responsáveis;
Entre outros.
Crie o questionário
Com a definição dos tópicos a serem abordados, é o momento de criar as perguntas. As perguntas podem ser múltipla escolha ou respostas em aberto.
As perguntas devem ser simples e bem objetivas.
Escolher respostas simples para as perguntas ajuda na análise dos resultados.
Você conhece a NPS (Net Promoter Score), uma das métricas mais utilizadas para avaliar a satisfação de clientes? A NPS é o resultado obtido pela famosa pergunta: “De 0 a 10, o quanto você indicaria nossa empresa para amigos e familiares?“.
Você pode incluir essa pergunta e assim poderá calcular a NPS da escola, bem como entender o nível de satisfação dos seus clientes.
Escolha o canal
Escolha o canal mais acessível, isso facilita e atrai mais pessoas a participar da pesquisa.
Compartilhe o link por WhatsApp, e-mail ou o canal de comunicação presente na escola. Escreva uma mensagem curta sobre como funcionará a pesquisa, prazo para resposta e não se esqueça de agradecer a participação.
Outro ponto a considerar é se a pesquisa será anônima ou não. Na pesquisa anônima o entrevistado se sente mais à vontade para responder.
Dê preferência por ferramentas simples e intuitivas, como o Google Forms.
E os resultados
O propósito da pesquisa é ajudar a enxergar os problemas e direcionar as mudanças de forma mais assertiva para os objetivos propostos.
De nada adianta uma pesquisa onde os resultados não sejam transformados em mudanças. Crie um plano de ação e coloque em prática.
A pesquisa de satisfação escolar é uma prática muito indicada para escolas e deve ser aplicada com frequência e fazer parte da cultura da escola.
Agora é sua vez, coloque em prática!
Pesquisa de satisfação do cliente, sua escola faz?