Conteúdos e materiais
Os motivos pelos quais os pais procuram uma escola são os mais mais diversos. No entanto, preocupação com a segurança que a escola oferece é um fator decisivo na hora da escolha. Um levantamento inédito envolvendo 27 mil pais de alunos do ensino médio, fundamental e básico de escolas particulares de todo país apontou que o cuidado e a atenção pessoal com os alunos é o item mais importante na hora de escolher uma instituição de ensino para matricular o filho.
A pesquisa foi feita durante o mês de agosto de 2017 com pais de 60 (sessenta) instituições de ensino particular de várias regiões do Brasil. Os 27 (vinte e sete) mil pais receberam dois questionários. O primeiro com 18 (dezoito) itens onde deveriam elencar os 10 (dez) mais relevantes na hora de escolher a escola. No segundo questionário, dos dez tópicos propostos, as famílias escolhiam os 5 (cinco) que mais desagradavam na relação com os colégios.
“Nós queríamos entender quais elementos são levados em consideração pelos pais quando fazem a escolha de uma determinada escola frente a outra e também se essas premissas variam conforme as gerações.
Nosso anseio é conhecer afundo esse pai e essa mãe e levar informações das preferências deles a público, para ajudar o mercado a ficar mais competitivo, a partir de dados consolidados”, afirma Vahid Sherafat, CEO da ClassApp e coordenador do estudo.
O objetivo do estudo era saber as principais expectativas dos pais na hora da escolha da escola e também avaliar os pontos que geraram mais desgaste na relação escola-família e se eles variavam da Geração X (mais de 40 anos) para a Geração Y (menos de 40 anos).
A margem de confiança era de 99% da pesquisa.
Na pesquisa 82% (oitenta e dois por cento) dos pais que responderam ao estudo realizado pela ClassApp, consideram que o principal diferencial de uma escola era ter um relacionamento e cuidado pessoal com seus filhos. Esse número é cerca de três vezes maior quando comparado ao de famílias que escolhem o colégio pela qualidade do ensino de inglês (26%).
Segundo a pesquisa, as escolas que investem em “cuidado e atenção pessoal com o filho” acertam em cheio nos anseios dos pais.
No ranking dos diferenciais mais importantes escolhidos pelas famílias também figuram nos primeiros lugares os itens “excelente educação de valores morais e éticos”, “relacionamento próximo e participativo com pais e alunos”, “alto investimento na equipe pedagógica” e “excelente material de ensino”.
Confira no gráfico como os pais avaliaram cada item.
Diferenciais que os pais mais valorizam em uma escola:
Há pequenas variações na ordem, conforme ilustrado pelo gráfico abaixo:
Diferenciais que os pais mais valorizam em uma escola:
A adoção de um sistema de proteção médica é um diferencial que merece destaque no momento em que são oferecidos os serviços educacionais à família. Salientando os seguintes motivos que levam a sua escolha:
1- Pais tranquilos e satisfeitos:
A escola demonstra preocupação com o bem -estar dos alunos quando contrata o seguro.
2- Segurança para professores e funcionários:
Os profissionais da escola se sentem valorizados, motivo pelo qual se envolvem mais na dinâmica da escola.
A escola é responsável pela segurança dos alunos e profissionais que ali trabalham. Ela deve estar pronta para socorrer, cuidar e custear qualquer despesa.
O importante é a escola estar preparada para agir de forma eficiente e rápida e, assim, garantir que todos recebam os cuidados devidos sempre que necessário.
A filosofia de transferir a responsabilidade da escola para família não é a melhor solução para esses momentos.
Hora da matrícula: quais as expectativas dos pais!