Conteúdos e materiais
A educação deve ser uma compromisso que envolve tanto os pais quanto a instituição de ensino. Os pais devem ter ciência que a responsabilidade do desenvolvimento educacional de seus filhos é uma parceria firmada entre a escola e as famílias.
Como melhorar essa relação?
A família é considerada a primeira agência educacional do ser humano. É responsável principalmente pela forma com que vamos nos relacionar no mundo.
A escola é a instituição que tem como função a socialização do conhecimento elaborado.
” Esses dois sistemas compartilham a tarefa de preparar as crianças e os jovens para a inserção crítica, participativa e produtiva na sociedade.”
(Reali e Tancredi, 2005)
Como os alunos vêem essa relação?
No estudo realizado com estudantes do ensino médio de uma escola particular em Curitiba, eles percebem a relação família escola muito negativa.
Relatam a convocação dos pais ao colégio apenas em situações que se referem às notas ou comportamento. Não ocorre a mesma ação em situações de elogios.
O que a escola deve fazer?
A iniciativa de construir uma relação harmoniosa escola família, deve ser da escola e de seus profissionais. Veja 03 tópicos que devem ser trabalhados pela escola:
1- Aproximação
Promova a aproximação dos pais para que eles saibam o máximo possível sobre a educação dos filhos. Ter cuidados especiais com reuniões para não desperdiçar essa chance de criar e fortalecer o vínculo com os responsáveis. Planejamento, oferecer horários convenientes, informar roteiro e previsão de duração, mostram preocupação e respeito da escola com a família.
Momentos de lazer da família na escola, confraternização em piqueniques são exemplos de ações positivas nesse engajamento dos pais.
2- Ouça os pais
É importante que os pais possuam um canal para opinarem e auxiliarem a escola. Eles devem ser ouvidos. Críticas e ideias devem ser levadas em consideração.
A partir do momento em que os pais notarem o interesse da escola e perceberem o quanto são importantes no processo de desenvolvimento de seus filhos, certamente se tornarão mais engajados.
3- Comunicação
A comunicação ativa, frequente, sensata e sincera é importante quando se trata de educação. É fundamental que os pais saibam das atividades, resultados e sucessos. Eles precisam se envolver com os projetos e com os objetivos da escola. Uma comunicação efetiva é fundamental.
“Pais participativos geram melhores resultados que pais ausentes.”
Como aumentar engajamento dos pais.