Conteúdos e materiais
Com as férias de julho se aproximando, muitos pais, que trabalham e não estarão de férias, ficam sem saber o que fazer com seus filhos.
A organização de uma colônia de férias na escola pode ser a solução para muitas famílias e mais um diferencial para sua escola.
Por que fazer uma colônia de férias na escola?
– Pais tranquilos: seus filhos em um ambiente seguro e educativo;
– Mais um serviço oferecido pela escola, oportunidade de fazer a diferença;
– Renda extra para a escola;
– Divulgação espontânea.
Se optar pela participação de crianças que não sejam alunos da escola, isso acaba sendo uma forma de divulgação do trabalho da escola para outros pais e alunos.
IMPORTANTE:
As crianças têm que sentir vontade de ir à escola, mesmo sendo férias. Invista em atividades que valorizem o lúdico. Selecione bem as atividades.
PLANEJE AS ATIVIDADES
A escola deve escolher as atividades que caibam em seu planejamento financeiro e estratégico e em seu espaço. Atividades que estimulem criatividade e a diversão são as mais recomendadas.
FAÇA DIVISÃO POR FAIXA ETÁRIA
Realizar essa divisão deixa os pais tranquilos e torna o monitoramento dos alunos pela equipe mais adequado.
INFORME AOS RESPONSÁVEIS A PROGRAMAÇÃO
Informe aos responsáveis como está sendo o dia do aluno. Envie fotos mostrando as brincadeiras e toda a curtição da colônia. Os responsáveis ficarão felizes e satisfeitos!!!
É interessante que a programação seja informada aos responsáveis com antecedência.
ESCOLHA PROFISSIONAIS CERTOS
Tenha profissionais preparados. Pessoas com experiência em educação, recreação, esporte, teatro e áreas afins são mais qualificadas para essa função de entreter e cuidar das crianças. Você pode contratar funcionários temporários, durante o período da colônia, diminuindo os custos operacionais.
DICA: Muitos jovens cursando faculdade podem aceitar uma vaga durante as férias. Dê preferência para profissionais da área de educação física, psicologia e pedagogia.
*Não esqueça: Os monitores são pessoas novas na escola, mantenha sempre um professor como coordenador das atividades, garantindo a proposta e todo o cuidado assumido.
Cuidados relevantes:
Com atividades mais intensas do que se faz em sala de aula, o cuidado deve ser redobrado para evitar acidentes. Mas, acidentes são imprevisíveis, a escola deve contar com um seguro escolar que dê toda tranquilidade e suporte nessas situações.
Se sua escola possui estrutura para a implantação de uma colônia de férias, sem dúvida esse investimento trará retorno para alunos, pais e escola.
Colônia de férias na escola, será????